Notícias


4 MARCAS PORTUGUESAS Á CONQUISTA DO MERCADO ESCANDINAVO


O mercado escandinavo tem vindo a assumir uma importância crescente para as empresas made-in Portugal, sobretudo por se tratar de um mercado sofisticado, onde a procura de produtos de elevada qualidade é elevada. Neste sentido é importante que as empresas portuguesas ganhem cada vez mais visibilidade e notoriedade neste mercado, dada a qualidade dos seus produtos. 

Burel Mountain Originals Little NothingMézë MediterraneumNieta Atelier – são as quarto empresas portuguesas que integram a comitiva nacional liderada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal. 

Estreante no mercado nórdico, a marca Little Nothing de Paula Castro irá apresentar os seus produtos que se dividem em duas linhas, a linha artística e conceptual, neste momento com a utilização de seda, linho e porcelana, e a linha mais comercial feita com prata e alguma prata plaqueada a ouro e oxidada, com formas orgânicas vindas da natureza. «Pretendo dar a conhecer o meu trabalho ao maior número de agentes dos países nórdicos, galerias, curadores, coleccionadores, lojas, museus, entre outros, e conseguir encomendas para países e cidades, para além de Helsínquia, onde já tenho trabalhos numa pequena galeria», explica Paula Castro. No que diz respeito ao mercado as expectativas são positivas «acredito que os países nórdicos podem ser mercados com interesse e sensibilidade para o tipo de trabalho que desenvolvo», acrescenta.

Na sua segunda participação no certame a Mézë Mediterraneum leva até à Formex as suas principais novidades, aos vários tipos de panelas MÈZË que permitem diferentes tipos de cozinhados, produzidos em ferro fundido esmaltado, juntam-se os complementos básicos para a cozinha, para guardar alimentos e servi-los como os contentores, taças e tábuas, ou os têxteis de inspiração mediterrânica e muitos acessórios específicos da região, que é reconhecida em todo mundo pela boa comida orgânica e natural. «A nossa estreia no certame superou as expectativas e como tal estamos com expectativas positivas para esta segunda edição», revela José Grilo, manager da empresa. 

Também na sua estreia a Nieta Atelier apresenta a sua coleção baseada na cultura dos teares e tradições têxteis manuais portuguesas. «Procuramos reinterpretar as tradições têxteis através de composições contemporâneas geométricas, padrões e mistura de muitas texturas, “reinterpretamos o desperdício"», explica Antonieta Durão, design de produto da marca. Para a marca portuguesa este mercado sempre fez parte da estratégia comercial que delinearam «o estilo nórdico aliado à história dos teares portugueses acompanhou todo o processo de design desenvolvido pelo Nieta Atelier. Pretendemos internacionalizar a marca Nieta Atelier, promovendo o conceito upcycling – handmade - portugal. Acreditamos ser um mercado que irá valorizar o nosso produto, que tem como base uma transformação de resíduos considerados inúteis e descartáveis, em novos produtos de valor acrescentado, tendo como principal objectivo transformar "desperdícios" em peças únicas com design, feitas manualmente e isentas de consumos energéticos», acrescenta. 

O certame Formex realiza-se duas vezes por ano, janeiro e agosto, e conta com cerca de 900 expositores em cada edição. É o evento mais importante do mercado nórdico, sendo que na sua última edição recebeu cerca de 25 mil visitantes. 

A participação destas 4 empresas portuguesas na Formex, é uma ação do From Portugal 2017, uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal 2017 é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.422.824,75 €, dos quais 6.815.741,00 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 




[Ver todas as notícias]


« voltar

Adicione aos favoritos
Recomende este site
Política de Privacidade e Segurança
Perguntas Frequentes